HOJE

14/10/2012 14:17

 

"Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer" (Provérbios 27:1)

Este provérbio requer uma luta de cada um de nós. Por conta da nossa finitude, vivemos sempre na expectativa do amanhã. A ansiedade é praticamente a nossa parceira de caminhada. E quem consegue vencer a ansiedade? Entretanto, ainda que a ansiedade nos acompanhe por toda a vida, o provérbio de hoje nos traz uma reflexão interessante sobre o "hoje".

Já que não podemos prever o amanhã; já que não podemos nos desvencilhar da ansiedade; o autor de provérbios nos convida a pensar no tempo presente, no agora.

A melhor medida para que vivamos bem, é experimentarmos viver o hoje. Porque, viver o hoje é a melhor experiência para que, se vivermos amanhã, possamos viver melhor. Há pessoas que perdem ótimas oportunidades em suas vidas porque ou estão presas no passado, ou estão com a cabeça no futuro. Mas a nossa vida se concretiza hoje, neste momento. Para nós, seres finitos, o passado já não existe mais, pelo menos no que diz respeito a mudá-lo ou fazê-lo voltar. Assim como o passado, nós também não temos condições de alterar o futuro, até porque não sabemos o que está reservado para nós, por isso, o futuro é apenas uma possibilidade. Não temos domínio sobre a morte, sobre as doenças, sobre os acidentes e incidentes da vida. Estamos limitados apenas ao tempo presente. Portanto, cabe-nos HOJE fazermos tudo aquilo que podemos fazer. Se há algo do passado que dá pra ser consertado, então deixemos de olhar para trás com pesar e lamentação e tomemos uma atitude HOJE. Se há projetos que estamos adiando para o futuro e já temos condições de realizá-los, façamos HOJE. Amanhã sempre será uma possibilidade, nunca uma certeza, nem mesmo para os mais saudáveis no que diz respeito à saúde. Viva HOJE, ame HOJE, perdoe HOJE, curta a vida HOJE. Amanhã é apenas uma possibilidade, hoje é uma OPORTUNIDADE.